Grupo de boi-de-mamão do município vai se apresentar na 20ª Açor, em Içara

O Grupo Folclórico Mirim "Boi Malhado", da Escola Reunida Municipal Professora Maria Gasino Borba, de Santo Antônio, vai se apresentar na principal festa cultural de base luso-açoriana de Santa Catarina, a 20ª Açor, que será realizada na cidade de Içara, entre os dias 8 e 10 de novembro.

A festa é promovida pelo Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Neste ano, mais de 65 apresentações folclóricas e dois shows musicais farão parte da programação. Também estão programadas exposições, oficinas e exibição de documentários gravados em Santa Catarina e nos Açores.

Os "foliões" serão recepcionados em um grande pavilhão onde funcionará uma praça de alimentação para oferta de pratos da culinária açoriana e uma área com estandes culturais dos municípios, apresentando o artesanato regional de influência açoriana de 30 cidades e 47 instituições do litoral catarinense. Nesse espaço, os artesãos vão produzir ao vivo e comercializar suas peças.

A ideia de resgatar a tradição do boi-de-mamão surgiu em São João do Itaperiú em 2010, com o objetivo de introduzir para as crianças nas escolas o interesse pela cultura regional. A iniciativa acabou contando também com a participação dos pais dos alunos.

Em 2013, apoiado pela Secretaria de Educação e Cultura, o Grupo Boi Malhado vem fazendo apresentações por toda a região, contando com a participação de 48 integrantes. É formado por professores e alunos do 1º ao 5º ano, estes com idades entre 5 e 10 anos. O grupo apresenta a tocada do boi e a dança de um auto em tom cômico, com a presença de um elemento central dramático: a morte e a ressurreição do boi.