Educação comemora sucesso do Seminário do PNAIC no município

Aconteceu nos dias 29 e 30 de outubro, no Centro de Integração Turística Euclides Raul Monteiro, o 1º Seminário do PNAIC – Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa, que é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal objetivando assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

O Seminário iniciou-se na terça-feira (29/10), com uma palestra proferida pelo professor e Doutor em Educação Valdir Nogueira, também Secretário de Educação de Barra Velha, que tinha como tema "Alfabetização na perspectiva do letramento", na qual expôs a importância de como trabalhar e estabelecer a relação da criança com o mundo letrado com uma aprendizagem significativa, em que o sujeito entenda e compreenda o que faz. O objetivo é fazer com que a criança descubra a si mesma pela leitura e pela escrita, entendendo quem ela é e o que ela pode ser.

No dia seguinte (30/10), no período matutino, houve a socialização e explanação dos projetos com um debate em mesa redonda envolvendo todos os professores cursistas do programa, tendo como coordenadora do PNAIC em São João do Itaperiú Janete de Siste Borges e orientadora de estudos Ana Méri Reis Machado. Esta socialização teve por finalidade colocar ao público os objetivos do programa e algumas atividades desenvolvidas dentro e fora de sala. Durante a tarde, os professores expuseram seus trabalhos desenvolvidos durante o ano letivo, que foram prestigiados pelo público em geral.