Secretaria da Saúde realiza caminhada do Outubro Rosa

Foi realizada na sexta-feira, dia 25 de outubro, a Caminhada Rosa, ação organizada pela Secretaria Municipal da Saúde por meio do Estratégia Saúde da Família (ESF), com o objetivo de promover as ações do Outubro Rosa.

A caminhada percorreu as ruas do Centro, passando pelo comércio, casas, pela Escola Elvira Faria Passos e pelos órgãos da Prefeitura Municipal. Por onde passava, a equipe realizava orientações e falava da importância da saúde da mulher, principalmente em relação à prevenção do câncer de mama.

Conforme orienta a secretária de Saúde, Isa Hermann, "toda mulher deve procurar as Unidades Básicas de Saúde e buscar informações sobre o autoexame de mama. O autocuidado faz a mulher ficar ainda mais linda, pois conhecer o próprio corpo a faz se amar ainda mais".

Sobre o Outubro Rosa:

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento começou a surgir em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares.