São João planeja criação de museu e lança programa com as crianças da rede municipal de ensino

O município de São João do Itaperiú está planejando a criação de um museu municipal, por meio da Gerência de Cultura e Organização de Eventos. No dia 20 de agosto, o gerente de Cultura Joél Rocha participou de um fórum regional em Joinville, evento integrante do 4º Fórum de Museus de Santa Catarina.

No encontro, realizado no auditório do Museu Arqueológico Sambaqui, foi aberto o calendário de realizações dos fóruns regionais do Plano Setorial de Museus, promovido pela Federação Catarinense de Cultura (FCC). O objetivo foi discutir e validar o plano, que servirá de base para as ações de políticas públicas da FCC nos próximos anos. Joél aproveitou para buscar conhecimentos e subsídios que possam ser agregados no projeto de catalogação de peças para a futura criação do museu municipal.

Todas as regiões do estado deverão receber encontros semelhantes. No fórum regional realizado em Joinville, participaram cerca de 40 pessoas, entre educadores, coordenadores, funcionários de museus e trabalhadores de áreas afins.

Já no dia 28/08 (quarta), as crianças da rede municipal de ensino iniciaram o ciclo de visitas a museus, como parte do projeto "Eu faço meu museu", da Secretaria da Educação e Cultura. O objetivo do projeto é fazer com que os alunos tenham a oportunidade de entrar em contato direto com a cultura e história das cidades visitadas, podendo observar também algumas peças semelhantes que fazem parte do seu convívio e não são preservadas.

O projeto abrange todos os alunos da rede municipal. Após as visitas, trabalhos são realizados em sala de aula, incentivando as crianças a resgatarem de seu meio objetos que poderão ser catalogados e expostos para o público, dando o "pontapé" inicial para a criação de um museu em São João do Itaperiú.

A Escola Maria Gasino Borba foi a primeira a participar do ciclo de visitas. Foram visitados os museus de Jaraguá do Sul, sendo: Museu Emílio da Silva, que conta a história da cidade através de testemunhos, acervo fotográfico e objetos de época, dando foco especial aos colonizadores; Museu WEG, com elementos de ciência e tecnologia, contando a história da empresa; Museu da Paz, com acervo de material bélico, indumentárias e outros objetos relacionados à 2ª Guerra Mundial.

"Toda essa programação oportunizou às crianças atividades de aprendizado divertidas, trabalhando o lúdico de cada uma delas, e fazendo com que possam aprofundar seu conhecimento cultural e artístico", comentou o gerente Joél Rocha.