Grupos de Hipertensos e Diabéticos de SJI visitam Santuário de Santa Paulina

Os Grupos de Hipertensos e Diabéticos de São João do Itaperiú, conduzidos pela Estratégia Saúde da Família (ESF), iniciaram suas atividades no ano de 2002. Desde então, têm feito reuniões mensais na qual são abordadas várias temáticas, como assuntos relacionados diretamente à hipertensão, diabetes, alimentação e nutrição, atividades físicas, prevenção do câncer, meio ambiente e outros mais, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população.

Em 2012, juntou-se aos grupos, na elaboração das reuniões, a equipe do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), que trouxe consigo as dinâmicas, técnicas de integração e palestras, proporcionando a melhoria contínua das atividades dos grupos.

Uma das estratégias de integração dos grupos e fortalecimento do vínculo com a equipe tem sido a realização de passeios. Neste ano, foram reunidas 117 pessoas, no dia 26 de julho, que partiram em visita ao Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento/SC. Como destacaram os presentes, o lugar é "acolhedor" e "repleto de paz", e o dia de sol favoreceu o passeio.

A secretária de Saúde Isa Hermann, que estava entre os presentes no passeio e comanda a equipe ESF em sua secretaria, agradeceu ao prefeito Rovâni pela autorização do passeio e às secretarias de Finanças e Educação, pela viabilização da viagem. Agradeceu também às equipes ESF e CRAS, que idealizaram a visita a Nova Trento, e aos motoristas Antônio, Nivaldo e José, que conduziram os grupos.