São João do Itaperiú participa da Conferência Intermunicipal de Cultura da Amvali

O município de Guaramirim sediou no dia 13 de julho a 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura da AMVALI. São João do Itaperiú teve como representante Joél Rocha, gerente de Cultura do município.

A programação teve inicio às 8 horas, com o credenciamento dos participantes, e às 9 horas foi realizada a cerimônia de abertura com a presença dos representantes dos sete municípios do Vale do Itapocu. A seguir, foi realizada a palestra "Os desafios do Sistema Nacional de Cultura", e em seguida debate.

No período vespertino, a programação iniciou às 13h30min, com discussões nos eixos temáticos, sendo:

• Implementação do Sistema Nacional de Cultura;
  • Produção simbólica e diversidade cultural;
  • Cidadania e direitos culturais;
  • Cultura e desenvolvimento.

Após a discussão dos eixos, foram elaborado sub-eixos com propostas de melhorias e sub-ações de melhorias. Para finalizar, foi realizada a votação das mudanças no texto-base da Conferência e a eleição dos delegados. Esses delegados representarão a região na conferência estadual e nacional. As conferências municipais de cultura devem ser realizadas até o dia 11 de agosto, e as conferências estaduais até o dia 15 de setembro. Já a 3ª Conferência Nacional de Cultura acontecerá em Brasília, no período de 26 a 29 de novembro.

O gerente Joél Rocha ressalta a importância dessas conferências, que segundo ele "contribuem para o desenvolvimento cultural da comunidade é garantem que seus costumes e sua identidade coletiva não se percam ao longo das gerações futuras".