Prefeito leva pedido dos bananicultores a encontro com ministro da Agricultura

O prefeito de São João do Itaperiú, Rovâni Delmonego, e o prefeito de Corupá, Luiz Carlos Tamanini, reuniram-se no dia 11/07, em Brasília, com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade. O encontro contou também com a presença dos senadores Luiz Henrique (PMDB/SC) e Eduardo Suplicy (PT/SP), além de outras lideranças e autoridades catarinenses, paulistas e mineiras.

A reunião das lideranças com o ministro teve como objetivo solicitar o apoio do Ministério para a não importação de banana proveniente do Equador, o que causará grande prejuízo para os produtores brasileiros, com queda considerável nos preços em razão da entrada dos concorrentes internacionais. Os maiores prejudicados acabam sendo os pequenos produtores, que no Brasil e em São João do Itaperiú constituem a maioria.

O ministro Andrade garantiu que o Ministério está fazendo o possível para reverter essa situação, mas explicou que a situação é complexa, visto que, nas relações internacionais entre os dois países (Brasil e Equador), o segundo importa mais do que exporta, e exige que a banana proveniente do seu território esteja entre os produtos exportados para o Brasil.