Vice-Prefeito articula vinda de empresa para o município em visita ao Rio de Janeiro

O Vice-Prefeito Gilberto Azevedo esteve na semana passada no estado do Rio de Janeiro, em visita à capital e à cidade de Belford Roxo. A viagem foi feita à convite da Bayer do Brasil, empresa localizada em Belford Roxo e que está com projetos de expansão para outro estado, com destaque para Santa Catarina.

Gilberto apresentou São João do Itaperiú como alternativa viável para a instalação da empresa, tendo em vista a posição geográfica do município e ótima condição logística, dando exemplo da localização próxima a portos e aeroportos, como o Porto de Itajaí, localizado a quarenta quilômetros, o Porto de São Francisco do Sul, a cinquenta quilômetros, e o Porto de Itapoá, a oitenta quilômetros. Além de estar próximo a futuros grandes empreendimentos que se instalarão na região, como a BMW.

O Vice-Prefeito avaliou o contato como positivo. Conforme salienta Gilberto, "a cidade está em processo de avanço no planejamento industrial, semelhante à situação de Belford Roxo há cinquenta anos, quando a Bayer instalou-se naquela cidade. Precisamos estar no lugar certo e na hora certa, sempre divulgando São João do Itaperiú".

Sobre a empresa:

A Bayer no Brasil conta com produção anual de 150 mil toneladas de produtos para a agricultura e matérias-primas básicas para poliuretano. O Parque Industrial de Belford Roxo, localizado na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, é a maior unidade de produção da Bayer na América Latina.

Inaugurado em 1958 pelo ex-presidente da Bayer no País, Prof. Ulrich Haberland, ao lado do ex-presidente brasileiro Juscelino Kubitschek, a planta ocupa uma área de 2 milhões de m2, reúne a única fábrica de MDI – um dos componentes para formulação do poliuretano – da Bayer MaterialScience na América do Sul e a segunda maior unidade de formulação de inseticidas, fungicidas e herbicidas da Bayer CropScience em todo o mundo. Além disso, nesta localidade funciona a única fábrica de resina alifática poliuretânica da América Latina, matéria-prima utilizada na formulação de vernizes para as indústrias da construção civil, moveleira e automotiva.

Outra unidade de produção da empresa presente em Belford Roxo é a Bayer Animal Health, que faz parte da divisão Bayer HealthCare. A Animal Health fabrica no Parque Industrial produtos para Saúde Animal, destinados à animais de companhia.

Além das unidades de produção da Bayer, o Parque Industrial abriga as empresas parceiras como Haztec Tribel, especializada no tratamento e gerenciamento de resíduos industriais; Haztec Geoplan, que desenvolve soluções para abastecimento de água: Air Liquide, fornecedora de gases industriais; EBAMAG, empresa de logística do Grupo Toniato; Mauser e Graham, fabricantes de embalagens plásticas.

Comparado a outros pólos fabris do estado do Rio de Janeiro, o Parque Industrial da Bayer em Belford Roxo oferece diferenciais competitivos, que incluem um moderno fornecimento de energia elétrica, gás natural, água potável e de processo, oxigênio, nitrogênio, gases especiais, vapor e ar comprimido, todos com elevado nível técnico e padrões internacionais de segurança. Além disso, uma equipe própria especializada atua nas áreas de segurança patrimonial, prevenção e combate a incêndios e medicina do trabalho. A Bayer também oferece a seus parceiros serviços especializados de consultoria e assessoria em engenharia de projetos, inspeção de equipamentos, automação industrial, segurança técnica e manutenção preventiva, entre outros.

O Complexo Industrial da Bayer gera mais de 2.300 empregos diretamente, sendo mais de 900 colaboradores da Bayer.

Fonte: Site da empresa (www.bayer.com.br)