Secretaria da Saúde realiza ações educativas no Dia da Luta Antimanicomial

A Secretaria Municipal da Saúde realizou, durante a semana passada, ações educativas nas salas de espera das Unidades de Saúde de São João do Itaperiú, em virtude do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio.

As ações, destinandas à informação e à prevenção, foram comandadas pelo enfermeiro da Estratégia Saúde da Família, Paulo Nader, e pela médica da ESF, Dra. Sônia Regina Cavalheiro. Os profissionais também promoveram capacitação para as agentes comunitárias de saúde sobre a temática.

O Dia da Luta Antimanicomial comemora-se desde 1988, e tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância do resgate da cidadania do paciente portador de transtorno mental.

Antigamente, muitas famílias internavam seus familiares com problemas mentais e se afastavam deles, em alguns casos abandonando-os nos hospitais psiquiátricos. Na atualidade, acredita-se que a maioria destes problemas podem ser tratados em consultas nas Unidades de Saúde ou Centros de Atenção Psicossocial, e o indivíduo não precisa se afastar da família. Desde 2001, com a Reforma Psiquiátrica, é proibida a construção deste tipo de hospital, e os que existem estão fechando aos poucos.

Em situações de emergência, os pacientes podem ser internados em hospitais normais. Em nossa região, a referência é o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, de Joinville. A recomendação da Secretaria de Saúde é que nestas situações sempre seja procurada primeiramente a própria Secretaria, para então haver o encaminhamento do paciente se necessário.

Em caso de dúvidas, a Secretária Isa Hermann se coloca à disposição.