Prefeitura, Epagri e Escola Elvira Faria Passos inauguram estação agroecológica

Foi inaugurada no dia 18 de abril de 2013, na Escola de Educação Básica Professora Elvira Faria Passos, a Estação Agroecológica Wilmar Delmonego, na presença de alunos, professores, técnicos da Epagri e autoridades municipais.

A Estação Agroecológica Wilmar Delmonego tem como foco o estudo de diversas áreas do conhecimento, integrando-as ao dia-a-dia da escola por meio da descoberta, observação e a compreensão de temas fundamentais sobre os seres vivos, a água, o solo, o ar, a fauna e a flora.

O espaço é composto de uma horta mandala construída com 118 pneus recolhidos nas margens de rios, terrenos baldios e borracharias, um viveiro de mudas florestais e de hortaliças, e planejado para receber novas atividades criadas e conduzidas por educadores e educandos.

O objetivo é despertar nos educandos a valorização do trabalho e cultura do homem do campo, técnicas e manuseio do solo e cultivo de vegetais, estabelecer relações entre os alimentos cultivados e a importância da alimentação equilibrada para a saúde, cooperação e organização do trabalho em grupo, entre outros temas multidiciplinares correlacionados.

O projeto  foi desenvolvido pela parceria entre Prefeitura Municipal de São João do Itaperiú, Epagri,  Associação de Pais e Professores e Escola de Educação Básica Professora Elvira Faria Passos.