Epagri/Ciram inaugura Estação Agrometeorológica de São João do Itaperiú

Na presença de várias autoridades locais e membros da equipe técnica da Epagri, foi inaugurada na manhã desta quarta (10/04), em Santo Antônio, a Estação Agrometeorológica de São João do Itaperiú. A nova estação agrometeorológica é do tipo telemétrica automática, e deverá disponibilizar de hora em hora, via sinal de celular, informações de temperatura, precipitação, umidade relativa e molhamento foliar.

O investimento na compra da estação foi feito pela Epagri, por meio do projeto Reconstrução dos Sistemas Produtivos da Região Abrangida pelas Chuvas em Santa Catarina, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A instalação contou com apoio da Gerência Regional da Epagri de Joinville.

A Prefeitura Municipal de São João do Itaperiú, por meio da Secretaria de Obras e Meio Ambiente, doou a área para a estação, além de ser responsável pela infraestrutura de instalação. A manutenção do equipamento ficará por conta da Amvali, tendo sido ressaltada na inauguração a necessidade de participação também da comunidade para o trabalho de conservação.

A inclusão de São João do Itaperiú no banco de dados das informações climáticas de Santa Catarina deve beneficiar a previsão meteorológica da região, e novas pesquisas focando a melhoria da produtividade da banana e outras culturas serão desenvolvidas com maior eficiência. Além disso, a Defesa Civil de Santa Catarina poderá utilizar das novas informações para agir nas suas atividades de preservação de vidas.

Mais informações: http://ciram.epagri.sc.gov.br

(Para consultar as informações de temperatura, precipitação, umidade relativa e molhamento foliar, deve-se clicar em monitoramento ou agroalertas.)