ASBASJI realiza palestra sobre a doenças na produção da bananicultura

“A iniciativa consiste em orientar os produtores de banana afim de prevenir contra a Sigatoka Negra e Amarela”

No dia 19/07, a ASBASJI (Associação dos Bananicultores de São João do Itaperiú), em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de São João do Itaperiú e também a EPAGRI municipal, promoveram um evento informativo na propriedade do Senhor Delmir Knissno bairro Mantiqueira.

Cerca de 70 produtores de banana, estiveram presentes durante todo o dia, onde participaram de palestras, debates e workshops instrutivos a campo, sobre o controle de doenças na produção da fruta.

Durante a manhã o evento promoveu uma palestra com o Doutor em Fitopatologia (ramo da ciência que estuda doenças em plantas), Wilson Moraes da APTA (Pólo Regional do Vale do Ribeira – SP), que lecionou aos presentes sobre o monitoramento, controle e os danos da Sigatoka Negra e Amarela, doença está que vem trazendo prejuízos aos produtores da região a décadas e que se não for controlada e combatida pode levar a destruição total de um bananal.

A Sigatoka Negra ou Amarela é uma doença fúngica, causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensis Morelet e é considerada uma das doenças mais destrutiva da bananicultura.

Na parte da tarde ainda focando no assunto da Sigatoka o evento recebeu o Engenheiro Agrônomo, Sr. José Carlos de Mendonça, do Vale da Ribeira – SP e que tem em seu currículo mais de 35 anos de experiência em Bananicultura. Na oportunidade, Mendonça falou sobre a importância da nutrição e o controle de produção na produção de bananas.

Jorge Marangoni, atual Presidente da ASBASJI, acredita que “com estes treinamentos e instruções, ajudará ainda mais no controle destas doenças e pede a sensibilização de todos os bananicultores da região, outrora que, um bananal que não tem o controle do manejo da desfolha e da pulverização com avião ou canhão (implemento agrícola acoplado ao trator), pode passar para outros bananais, já que a Sigatoka se propaga por meio de esporos”.

A ASBASJI foi fundada no município em 1993, atualmente conta com 117 sócios ativos e está sempre buscando melhorias para os produtores de Banana em São João do Itaperiú, promovendo palestras e até buscando recursos de insumos agrícolas junto ao Governo do Estado, como é o caso do Calcário que é distribuído anualmente aos Bananicultores.

De acordo com dados municipais, São João do Itaperiú produz anualmente cerca de 35 mil toneladas de banana em seus 1.260 hectares de produção.