Delegação do município no Parajesc se classifica para seleção catarinense
Aconteceu entre os dias 1º e 4 de agosto, em Itajaí, a 4ª edição dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (PARAJESC), que contou com representantes de São João do Itaperiú.
As competições foram realizadas entre jovens paratletas com idade entre 12 e 21 anos que frequentam as redes de ensino. Eles disputaram diversas modalidades paralímpicas, sendo os melhores entre eles selecionados para compor a seleção catarinense que vai disputar as Paralimpíadas Escolares em âmbito nacional.
Dois paratletas representaram São João do Itaperiú: Claudemir Santos, que é deficiente físico, e Anastácio Pereira, que é deficiente visual. Eles foram acompanhados pelos professores Cristiane Bernardes e Rafael Lugli, e pelo sr. Domingos Pereira, pai do Anastácio.
Claudemir participou com destaque da modalidade vôlei sentado, e Anastácio participou do atletismo, conquistando duas medalhas de ouro: uma nos 100 metros e outra no arremesso de peso. Com os ótimos resultados, tanto Anastácio quanto Claudemir conquistaram suas vagas na Seleção Catarinense Paralímpica Escolar, que em novembro viajará até São Paulo para a disputa nacional.
O menino Anastácio não escondeu sua emoção ao ser classificado para a seleção catarinense, e já revelou os planos para o futuro: "pretendo chegar a uma paralimpíada". A professora Elisa Padilha, que também participou na coordenação do evento, e o secretário de Esportes, Turismo e Lazer, Anderson Catafesta, agradeceram o esforço da pequena e vitoriosa delegação que tão bem representou o município.
Anastácio e Claudemir ainda foram homenageados na Prefeitura Municipal e na Escola Elvira Faria Passos, onde estudam. Além deles, as meninas que participarão da fase regional do Moleque Bom de Bola, representando o município, também foram homenageadas na Prefeitura, seguindo para uma visita à Secretaria do Desenvolvimento Regional (SDR) de Joinville, de onde partiram para a cidade de Mafra, local das competições.