Gerente de cultura conhece projetos sociais em Curitiba

No dia 31 de agosto (quarta), o gerente de Cultura de São João do Itaperiú, Joél Rocha, acompanhou uma equipe da Secretaria de Educação de Schroeder em viagem à cidade de Curitiba/PR, onde conheceram projetos nas áreas de educação, cultura e responsabilidade social.

Uma das visitas realizadas foi à OPET (Organização Paranaense de Ensino Técnico). Foram apresentados projetos, desenvolvidos pelos representantes da instituição, que buscam desenvolver nas crianças “um olhar critico e prático para a realidade”. Construídos segundo a proposta de Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de desenvolvimento de projetos em sala de aula, os projetos integrados elaborados pela OPET permitem aos alunos adquirirem uma visão ampla, consciente e crítica da realidade brasileira e das grandes questões mundiais.

A partir do desenvolvimento dos projeto, os alunos serão capazes de identificar os elementos associados ao lugar onde vivem, pois, segundo os organizadores, “os projetos tem um olhar critico e prático para a realidade”. Visam o desenvolvimento de diversos valores e habilidades, como interpretação musical, dança, jogos, ginástica, empreendedorismo, respeito, entre outros. O mais destacado compreende uma cidade em miniatura, onde são apresentadas situações do dia-a-dia às crianças.

Outra visita foi ao Lar Pequeno Cotolengo, com o objetivo de conhecer o projeto social desenvolvido pela entidade. Criado em 1965, o Lar desenvolve suas atividades na linha da promoção humana, acolhendo pessoas de zero a 60 anos com deficiências múltiplas, abandonadas por suas famílias, ou vindas de famílias em situação de risco.

Dentro de seu conceito de promoção humana, proporciona aos seus 230 assistidos programas de alfabetização na Escola de Educação Especial (desenvolvimento pedagógico, estimulação visual e sensorial, aulas de artesanato, etc.), atendimento de fisioterapia, hidroterapia e equoterapia (com cavalos), terapia ocupacional, fonoaudiologia e odontologia, alimentação controlada por nutricionistas, atendentes e auxiliares de enfermagem, entre outros.

Ambas as visitas serviram para o colhimento de experiências que futuramente poderão ser desenvolvidas em São João do Itaperiú e região.