São João do Itaperiú tem representante no III Fórum de Gestores Municipais de Cultura

O Gerente de Cultura e Organização de Eventos de São João do Itaperiu, Joél Rocha, participou entre os dias 22 e 24 deste mês, na cidade de Piratuba/SC, do III Fórum de Gestores Municipais de Cultura. O fórum teve como pauta o novo Sistema Nacional de Cultura (SNC), que pressupõe a ação conjunta dos entes federativos visando a democratização da área, promovendo, entre outras coisas, o acesso a bens e serviços culturais e o fomento à produção, tendo sido homologado no final de 2012.

O evento foi promovido pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM), pelo Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (CONGESC) e pela Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC). Participaram dele cerca de 180 gestores municipais da área cultural, das mais diversas regiões do estado de Santa Catarina, em um espaço para se debater, partilhar e fortalecer o setor perante o Ministério de Cultura e o Governo do Estado.

Durante o evento, os gestores municipais de cultura tiveram a oportunidade de discutir as ações e definições das competências dos municípios na gestão cultural, além de um espaço para debater perspectivas e desafios para os municípios.

O Ministério da Cultura esteve participando da mesa sobre a 3º Conferência Nacional de Cultura – Instruções e orientações para as conferências municipais e intermunicipais, e contou com a representante do Ministério da cultura na região sul, Margarete Moraes.

Entre os assuntos em debate, estão: a cultura para o desenvolvimento da cidadania, conferências municipais, gestão do patrimônio, planejamento e legislação orçamentária na gestão da cultura, e o desenvolvimento regional.

"É importante que trabalhemos a Cultura, pois temos uma riqueza enorme em todas a regiões e em cada um de nossos municípios. O fórum serviu para sairmos fortalecidos, embasados e estruturados para que possamos crescer neste setor" destacou o Gerente Joel Rocha.