São João do Itaperiú se prepara para a CONAE 2014

O município de São João do Itaperiú está se preparando para a CONAE (Conferência Nacional da Educação) 2014. Entre as atividades que devem ser realizadas, está a instituição do Fórum Municipal de Educação e a organização das conferências nas escolas, que estão programadas não só em São João do Itaperiú, mas em todo país, para o dia 24 de abril. Cada escola já está se organizando e motivando a comunidade para garantir que esse momento seja de muita participação, reflexão e debate.

O tema principal da CONAE 2014 é “O Plano Nacional de Educação na articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.  Será debatido pelos envolvidos diretamente no processo educacional, como professores, alunos, pais, gestores e entidades. As propostas debatidas nessa etapa serão levadas à Conferência Municipal que acontece em 17 de maio, na sequência na Estadual e posteriormente, à Conferência Nacional de Educação, que será realizada de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília (DF).

A objetivo da CONAE será “oferecer espaço para deliberações que possam resultar na elaboração de um conjunto de propostas que irão subsidiar a efetivação e a implementação do Plano Nacional de Educação pelos municípios, pelos estados e pelo Distrito Federal, no contexto da construção do Sistema Nacional de Educação, abrangendo especialmente a participação popular, a cooperação federativa e o regime de colaboração”.

A Secretaria de Educação e Cultura de São João do Itaperiú lembra que é muito importante que as escolas, os municípios e estados discutam não só a educação que está sob sua responsabilidade, mas em todos os âmbitos, pois o produto final da CONAE será a elaboração da Política Nacional de Educação.