Gerente de Cultura participa de Fórum de Gestores Municipais do setor
O gerente de Cultura e Organização de Eventos de São João do Itaperiu, Joél Rocha, participou entre os dias 08 e 10/04, na cidade de Urussanga, do V Fórum de Gestores Municipais de Cultura. O Fórum teve como objetivo proporcionar a integração das regiões catarinenses, além de promover o debate das políticas públicas do setor cultural, ampliando o diálogo entre o Ministério da Cultura – MinC, as prefeituras e o governo do Estado, fortalecendo as ações de programas já existentes e abrindo caminhos para futuras parcerias.
O evento foi promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM, Associação dos Municípios da Região Carbonífera – AMREC, e Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina, com realização da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM e apoio da Prefeitura de Urussanga e Associações de Municípios. Cerca de 200 gestores municipais da área cultural participaram do Fórum, vindos das mais diversas regiões do estado de Santa Catarina.
Durante o evento, os gestores municipais de cultura tiveram a oportunidade de discutir as ações e definições das competências dos municípios na área, além de debater perspectivas e desafios para os municípios.
Os gestores também contaram com palestras de especialistas. A palestra de abertura foi uma das mais destacadas, com a ex-secretária Nacional de Cultura Criativa do MinC e ex-secretária de Estado da Cultura do Ceará, Cláudia Leitão. Ela falou sobre os “Desafios Contemporâneos da Gestão Municipal de Cultura”. Na opinião de Cláudia, a cultura ainda é uma área desprestigiada e que necessita de mais investimentos. Para a secretária, a compreensão de cultura como política pública precisa ser refletida e compreendida pelos ocupantes de cargos públicos.
Presente no evento, o representante do MinC e coordenador geral do sistema de Cultura, Pedro Ortale, anunciou que o Ministério lançará em junho um edital de repasse fundo a fundo aos municípios que já implantaram o Sistema Municipal de Cultura.
“É importante que trabalhemos a cultura, pois temos uma riqueza enorme em todas as regiões e em cada um de nossos municípios. O Fórum serviu para sairmos fortalecidos, embasados e estruturados para que possamos crescer neste setor”, observou Joél Rocha.