Mostra fotográfica “Mastro de São Sebastião” está em exposição no hall da Prefeitura

A Prefeitura Municipal de São João do Itaperiú, por meio da Gerência de Cultura e Organização de Eventos e apoio do Núcleo de Estudos Açorianos e Prefeitura de Penha, convida a todos a prestigiarem a mostra fotográfica “Mastro de São Sebastião”, que está em exposição no hall da Prefeitura desde o dia 26 de janeiro até a próxima sexta (06/02). Segundo explica o gerente de Cultura Joél Rocha, a mostra é alusiva ao Dia da Cultura Açoriana em Santa Catarina, que foi comemorado em 06 de janeiro.

A mostra fotográfica do “Mastro de São Sebastião” mostra detalhes da tradição, da religiosidade e da cultura do povo açoriano que até hoje é revivida pelo grupo folclórico “Armação do Itapocorói”, da cidade de Penha. A tradição consiste em um tronco de árvore que é enfeitado pelas mulheres, com ramos, folhas verdes e flores. Os homens o carregam nos ombros e levam em cortejo pelo povoado, até a frente da igreja ou praça, onde cravam o mastro no chão. Fincado o mastro, içam a bandeira com a imagem de São Sebastião para que o povo reze, andando ao seu redor ou dançando em roda. Batem palmas, aplaudem,cantam e fazem suas preces e promessas ao santo. Quando a reza comum termina, algumas mulheres ficam orando junto ao mastro, segurando as ramagens.

O povo percebe a festa como uma cerimônia tradicional cristã, em que elementos naturais, como as flores e o símbolo fálico tornam-se religiosos e sagrados pela presença de São Sebastião. No entanto, a celebração tem um aspecto claramente pagão e pré-histórico, como um ritual de fertilidade: as mulheres retiram flores e folhas do tronco, riem e contam piadas alusivas a sexo. Afirmam que uma flor retirada do mastro garante um bom casamento.

A Mostra fica em exposição até sexta, no horário das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17 horas.