Projeto Resgate Histórico e Cultural de São João do Itaperiú trabalha culinária italiana com alunos da Escola Catulino
Na última quarta-feira (26/11), diretores escolares, professores, a presidente da Associação Bellunesi Nel Mondo – Famiglia Itaperiú, dona Eulália Delmonego de Sisti, a secretária de Educação e Cultura, Maria Aparecida Brunhago de Ávila, juntamente com o historiador Juliano Bernardes, estiveram reunidos para mais uma etapa do Projeto Resgate Histórico e Cultural de São João do Itaperiú. O projeto vem conscientizando, de forma lúdica, com brincadeiras, jogos, canções e histórias contadas pelas pessoas mais antigas, sobre as raízes históricas do município, criando subsídios para a história real, pois a cultura é entendida como a soma de todas as criações humanas.
A cultura caminha entrelaçada na história com seus costumes, religiosidade e culinárias típicas dos imigrantes italianos que se fixaram em São João do Itaperiú no século XIX.
De acordo com a secretária de Educação, a participação da família é tratada como assunto de extrema relevância para que este trabalho tenha sucesso no seu contexto social. Nesta quarta, as crianças vivenciaram receitas da culinária italiana, como por exemplo, a macarronada caseira feita pela Dona Palmira Brunhago, descendente de italianos.
Os trabalhos são resultantes da ação da diretora e professores da Escola Reunida Catulino Onofre Rosa, do Porto do Itaperiú. Este projeto também se estende às demais escolas do da Rede Municipal de Ensino, abrangendo também o trabalhando com tradições de imigrantes de outras nacionalidades.